DIÁRIO DO PAÍS – Contra fatos, não há argumentos!

Domingo, 16 de Marco de 2025
O “barato que sai caro” no mundo da pirataria de software – Por: Bruno de Lima

Tecnologia & Inovação

O “barato que sai caro” no mundo da pirataria de software – Por: Bruno de Lima

A tecnologia se torna a cada dia mais vital. Arriscar-se não!

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Muitas pessoas usam diariamente softwares (programas de computador e sistemas operacionais, ou aplicativos para celulares) e não sabem os perigos que podem estar correndo.

O software tem sua propriedade assegurada aos desenvolvedores, empresas, ou demais detentores de direito e está embasada no ordenamento jurídico brasileiro e internacional.

Em território brasileiro, a Lei 9.609/98 declara crime a violação de direitos autorais de software, protegendo os direitos intelectuais de desenvolvedores e empresas que criam programas de computador. A lei determina a usuários que a infringirem pena de seis meses a dois anos de detenção e/ou pagamento de multa.

Leia Também:

O “BARATO QUE SAI CARO”

Como pudemos observar, quem vende, distribui, utiliza ou adquire software pirata responde na justiça (em caso de comprovação de dolo), com pena de detenção que pode chegar até dois anos de detenção. Então, está na hora de pensar um pouco sobre os problemas que você pode enfrentar ao adquirir um software pensando apenas em “poupar” grana e dar um “jeitinho” brasileiro na compra.

 

VÍRUS E OUTROS PERIGOS DA PIRATARIA

Ao adquirir um software pirata, dentre os riscos de responder na justiça, como mencionamos anteriormente, você pode ter bastante dor de cabeça com relação ao seu dispositivo em que o software pirata está instalado.

Sabe aqueles softwares que você pesquisa no Google ou em vídeos no YouTube de como baixá-los de forma gratuita? Está aqui uma armadilha.

Ao instalar um software pago e que está sendo disponibilizado de maneira “gratuita”, você pode se expor a cibercriminosos que, ao “dar” o programa, nele acompanha ameaças, como: vírus, spywares, adwares, trojan horse (cavalo de tróia) e outros. Essas ameaças colocam em risco sua privacidade, roubo de dados bancários, envio de prints de tela e do que está sendo digitado aos cibercriminos, e, um dano físico, de hardware, uma vez que os vírus ficam instalados nos dispositivos e podem torná-los inúteis. Exemplo: o HD do seu computador pode queimar ou seu celular pode precisar ser formatado para os padrões de fábrica, além de danos nos componentes físicos (hardware).

 

COMO IDENTIFICAR E SE PROTEGER DE SOFTWARE PIRATA

Os softwares piratas podem ser identificados tomando alguns cuidados, dentre eles:

Desconfie de softwares que estão sendo vendidos por um valor bem abaixo do mercado;

Entre no site do fabricante do software e verifique o valor que ele está sendo vendido. Se o mesmo software que você está adquirindo for com um preço bem abaixo, isso pode identificar pirataria;

Procure comprar os softwares apenas em lojas oficiais ou vendedores/revendedores/distribuidores de confiança e autorizados pelas empresas desenvolvedoras

Em caso de computadores que utilizam o Windows, verifique se o desempenho da máquina está sendo afetado, apresentando lentidão, travamentos, fechamento de programas, reiniciação do sistema, hibernação, desligamento e fenômenos do tipo. Se isso ocorrer, são consideráveis as chances de você estar utilizando um Windows pirata.

Estes são alguns exemplos de como você identificar softwares piratas e se proteger deles.

 

DICA DE “OURO”

No mundo da tecnologia, é necessário haver investimento de ambas as partes. Não pense que ao adquirir um software genuíno, por um preço que seja um pouco mais elevado, você está tendo despesas. Isso se chama investimento.

A tecnologia se torna a cada dia mais vital. Arriscar-se não!

 

Por hoje é só;

Até a próxima!

 

Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

Siga-nos no Threads:

https://www.threads.net/@portaldiariodopais

https://www.threads.net/@brunodelimabr

 

Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais

 

***

Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.

Colabore financeiramente com o jornalismo independente do DIÁRIO DO PAÍS via PIX. Chave e-mail: [email protected]

 

Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?

 

FONTE/CRÉDITOS: Bruno de Lima, do DIÁRIO DO PAÍS
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:
Bruno de Lima

Publicado por:

Bruno de Lima

Natural da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Cristão Católico. Jornalista. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Pós-graduado em Jornalismo Digital e Segurança e Defesa Cibernética.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

SiteLock