A inflação e o dólar em alta devem se traduzir em dor de cabeça para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliou ao WW Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime.
Kawauti destaca que o impacto da subida do dólar já vem sendo sentido de forma mais rápida, algo que também pode pesar na imagem do petista.
“Quando a inflação, o câmbio e o desemprego estão muito altos, a popularidade dos presidentes tende a ser menor”, afirmou a economista.
Apesar da deterioração nos dois primeiros cenários, o mercado de trabalho brasileiro segue aquecido, apesar do cenário de juros altos.
Nesta sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação do país encerrou o ano em alta de 4,83%, estourando o teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC).
Em carta pública, mas endereçada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, adiantou que a alta dos preços deve se manter dessa forma pelo menos até o terceiro trimestre deste ano. Em nota, Galípolo indicou que o IPCA só deve se aproximar da meta por volta de 2026.
Para garantir o controle, o presidente do BC indicou que irá seguir com o endurecimento da política monetária. Atualmente, a Selic, a taxa básica de juros do país, está em 12,25%. Na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será realizada no final deste mês, a autoridade monetária adiantou que deve voltar a elevar os juros em 1 ponto percentual.
Caso a situação se agrave, Kawauti reitera que a combinação deste cenário deve prejudicar a popularidade do presidente Lula. A economista destaca principalmente a questão da alta dos alimentos – que contribuiram com 1,63 ponto percentual do IPCA de 2024.
“Os alimentos são parte muito importante da cesta de consumo daquele brasileiro mais humilde, que é base do governo Lula. A gente pode imaginar que em algum momento o eleitor do Lula vai sentir isso e vai pegar na popularidade”, concluiu.
Esta matéria apareceu primeiro no CNN Brasil.
Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:
Siga-nos no Threads:
https://www.threads.net/@portaldiariodopais
https://www.threads.net/@brunodelimabr
Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais
***
Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.
Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.
Colabore financeiramente com o jornalismo independente do DIÁRIO DO PAÍS via PIX. Chave e-mail: [email protected]
Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?
Comentários: