O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (12) que agora cabe à Rússia colocar em vigor uma trégua na guerra da Ucrânia, um dia depois que o governo desse país concordou com um cessar-fogo de 30 dias.
– Ontem tivemos um grande sucesso. Teremos um cessar-fogo completo quando ele entrar em vigor. Agora depende da Rússia, mas temos um bom relacionamento com ambos os lados – declarou Trump à imprensa, ao lado do primeiro-ministro da República da Irlanda, Micheál Martin.
Trump se recusou a responder se planeja se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas destacou que sua equipe está atualmente viajando para a Rússia para se reunir com as autoridades do país, referindo-se ao seu enviado especial Steve Witkoff.
– Espero que consigamos obter um cessar-fogo da Rússia. E se conseguirmos, acho que estaremos 80% do caminho para acabar com esse horrível banho de sangue – acrescentou.
Questionado por jornalistas, Trump comentou que poderia impor novas sanções à Rússia, mas explicou que não quer fazer isso.
– Em termos financeiros, eu poderia fazer coisas que seriam muito prejudiciais à Rússia. Não quero fazer isso porque quero alcançar a paz, quero ver a paz – pontuou.
O mandatário americano afirmou que a Ucrânia tem sido a “parte mais difícil” da negociação e deu como exemplo a discussão acalorada que teve no final de fevereiro na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas frisou que agora está empenhado em alcançar a paz.
Nesta terça-feira (11), a Ucrânia aceitou uma proposta dos EUA para uma trégua de 30 dias em troca do restabelecimento do fornecimento de ajuda militar e de inteligência pelo país, que havia sido interrompido para pressionar Kiev a negociar o fim da guerra.
Os dois países também se comprometeram a assinar o acordo sobre a exploração conjunta de recursos naturais.
Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:
Siga-nos no Threads:
https://www.threads.net/@portaldiariodopais
https://www.threads.net/@brunodelimabr
Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais
***
Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.
Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.
Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?
Comentários: