O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou nesta segunda-feira (09.set.2024) recurso 3º que pedia a impugnação da candidatura de Chico Mendes (PSB) ao cargo de prefeito da cidade de Cajazeiras, no Sertão
A candidatura de Chico Mendes havia sido deferida pela 68ª Zona Eleitoral de Cajazeiras, porém o Ministério Público Eleitoral da Paraíba e os partidos que integram a chapa da candidatura de Corrinha Delfino (PP) recorreram ao TRE da decisão de 1ª instância com base na primícia do prefeito itinerante.
De acordo com o Ministério Público do Eleitoral, a prática de Chico Mendes caracterizaria terceiro mandato, ou seja, prefeito itinerante.
O relator do processo no TRE foi o desembargador Bruno Teixeira de Paiva, que votou pela impugnação de Chico Mendes.
O segundo desembargador a votar foi Osvaldo Trigueiro. Na visão de Osvaldo, poder-se-ia caracterizar como “burla” por parte de Chico Mendes sua atitude política e votou pela impugnação dele. Ele acompanhou na íntegra o voto do relator e do procurador.
Roberto D´Horn foi o terceiro desembargador a votar. Ele fez um breve relato sobre sua visão do caso envolvendo Chico Mendes, afirmando que não é possível disputar um 3º mandato consecutivo de prefeito, tendo como base o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral. Nesse contexto, o fator tempo é irrelevante, não sendo importante se cumpriu integralmente ou não o mandato. O que vale é se o prefeito exerceu ou não o 2º mandato, exceto se não assumiu nem um dia sequer o cargo ao qual foi eleito. Ele votou pela inelegibilidade de Chico Mendes integralmente.
Desembargador Sivanildo Torres disse que não há dúvidas que o caso é terceiro mandato e acompanha o relator pela inelegibilidade de Chico Mendes.
Desembargador Fábio Leandro da Cunha não estava em presente na primeira sessão e abateu-se de votar.
Já a desembargadora Maria Cristina Paiva narrou que o republicanismo é marcado pela alternância do poder. Assim, ela seguiu o relator na íntegra pela inelegibilidade de Chico Mendes.
*Matéria atualizada em 09/09/2024 às 19h22 para correção do termo “inelegível” por “impugnado”. O erro de digitação ocorreu por parte do nosso editor de texto.
Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:
Siga-nos no Threads:
https://www.threads.net/@portaldiariodopais
https://www.threads.net/@brunodelimabr
Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais
***
Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.
Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.
Colabore financeiramente com o jornalismo independente do DIÁRIO DO PAÍS via PIX. Chave e-mail: [email protected]
Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?
Comentários: