DIÁRIO DO PAÍS – Contra fatos, não há argumentos!

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
Antivírus

Tecnologia & Inovação

Antivírus "protege" seus dispositivos? – Por Bruno de Lima

Muitos sites de tecnologia e direcionado a tutoriais, por exemplo, enfatizam que todo mundo deve ter um antivírus.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cybersecurity - Entre os muitos assuntos que geram dúvidas no mundo da tecnologia está os softwares antivírus. Mas, será que eles, de fato, cumprem o que prometem?

O software antivírus, seja ele pago ou gratuito, oferece uma gama de “proteções” e planos, em caso dos que são pagos.

Na realidade, o antivírus não irá proteger 100% seu computador ou qualquer outro dispositivo, como celular, das constantes ameaças e ataques que existem na internet.

Leia Também:

Muitos sites de tecnologia e direcionado a tutoriais, por exemplo, enfatizam que todo mundo deve ter um antivírus. Isso é puramente marketing. Na prática, os antivírus se mostram ineficazes de ameaças complexas como Ransomwares. Eles até podem oferecer uma proteção para ameaças de menor potencial.

Ransomware é um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém arquivos pessoais da própria vítima e cobra resgate (ransom) para restabelecer o acesso a estes arquivos. O resgate é cobrado em criptomoedas, que, na prática, o torna quase impossível de se rastrear o criminoso.

COMO SE PROTEGER?

Celulares como iPhone, que usam o sistema iOS, tem menos chances de sofrerem com problemas de segurança. Isso se justifica porque o sistema da Apple possui código fonte fechado e os aplicativos disponíveis para download na App Store possuem um rigoroso controle por parte da empresa antes de serem disponibilizados. Aqui, não tem lógica usar antivírus, segundo a Apple.

Os celulares com Android tendem a ser mais vulneráveis aos problemas de segurança. O sistema possui código aberto, onde qualquer um pode alterá-lo. Também é bem mais fácil colocar um aplicativo malicioso na Play Store para ser baixado que na App Store. Já por aqui, muitos recomendam usar antivírus e ferramentas similares: mito.

Já no caso dos computadores com Windows, o antivírus é ainda mais sem utilidade. Um computador infectado só tem a resolução e remoção das ameaças após uma análise minuciosa de um profissional da área. Em muitos casos, sair baixando e instalando vários antivírus faz é prejudicar o sistema. 

Se você notar que seu celular ou computador está apresentando baixo desempenho, travamento, lentidão, descarregando mais rápido, bateria esquentando sem motivo, desligando ou reiniciando sozinho, é provável que você esteja com seu dispositivo infectado.

Para se proteger você deve ser o seu próprio antivírus: os dispositivos geralmente já têm mecanismos de segurança de fábrica aos quais não é necessário baixar um antivírus. Procure ser cauteloso na internet e não sair baixando, instalando aplicativos, executando e clicando em links suspeitos. O melhor antivírus é você!

Por fim, para ter certeza de que você está protegido, recomendo que você faça restauração e formatação para os padrões de fábrica assim que você perceber alguma ameaça em seus dispositivos. Caso não saiba como proceder, contrate um profissional capacitado para isso.

Por hoje é só;

Até a próxima!

 

Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

Siga-nos no Threads:

https://www.threads.net/@portaldiariodopais

https://www.threads.net/@brunodelimabr

 

Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais

 

***

Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.

Colabore financeiramente com o jornalismo independente do DIÁRIO DO PAÍS via PIX. Chave e-mail: [email protected]

 

Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?

 

FONTE/CRÉDITOS: Bruno de Lima, do DIÁRIO DO PAÍS
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:
Bruno de Lima

Publicado por:

Bruno de Lima

Natural da cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba. Cristão Católico. Jornalista. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Pós-graduado em Jornalismo Digital e Segurança e Defesa Cibernética.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

SiteLock