DIÁRIO DO PAÍS – Contra fatos, não há argumentos!

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
‘Maio Laranja’: TJPB promove palestras em escolas que tratam sobre exploração sexual infantil e drogas

Justiça

‘Maio Laranja’: TJPB promove palestras em escolas que tratam sobre exploração sexual infantil e drogas

Temas como distorção idade/ano, evasão escolar, bullying, abuso e exploração sexual, drogas, direitos e deveres, acompanhamento das tarefas escolares e tudo o que diz respeito ao universo infantojuvenil são abordados durante as visitas.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dando continuidade aos eventos em comemoração ao ‘Maio Laranja’, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por intermédio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinju), coloca em prática o Projeto ‘ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Família e Escola’. A ação vem com uma série de palestras realizadas nas escolas públicas na Comarca de João Pessoa e Região Metropolitana, com a finalidade de orientar, esclarecer e ouvir os questionamentos tanto dos pais ou responsáveis dos alunos quanto da Direção de instituições de ensino e professores.

Temas como distorção idade/ano, evasão escolar, bullying, abuso e exploração sexual, drogas, direitos e deveres, acompanhamento das tarefas escolares e tudo o que diz respeito ao universo infantojuvenil são abordados durante as visitas. A Coinju é coordenada pelo desembargador do TJPB, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, que disponibiliza total apoio à iniciativa.

Na noite dessa terça-feira (21), o Projeto fez uma visita à Escola Municipal Lions Tambaú, onde aconteceu uma palestra do juiz colaborador da Coinju e titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Adhailton Lacet Porto. A fala foi destinada para um público aproximado de 150 pessoas, onde foi enfatizada a necessidade de fortalecer o vínculo entre a família e a escola, como ainda aproximar o Poder Judiciário estadual da comunidade escolar e fomentar as discussões nas instituições escolares, além de discutir temas inerentes ao ambiente estudantil.

Publicidade

Leia Também:

As palestras também são promovidas por integrantes das equipes multidisciplinares do Núcleos de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) do Poder Judiciário estadual. As explanações são destinadas aos pais de alunos, professores e às crianças e adolescentes da rede regular de ensino.

Segundo Adhailton Lacet, o ‘Projeto ECA, Família e Escola’ tem como objetivo precípuo fortalecer o vínculo entre a família e a escola. “Diante de muitos conflitos e inquietações, por parte das famílias, dos alunos e dos professores, percebe-se, nos dias atuais, a necessidade de aproximar cada vez mais a comunidade escolar, ou seja, todos aqueles que compõem o universo do ensino e da aprendizagem, como também estreitar os laços entre o judiciário e a sociedade”, comentou o magistrado.

Ele lembrou que, de acordo com o artigo 53 do ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.

O magistrado ainda ressaltou que as rodas de conversa estão muito presentes em práticas restaurativas, possibilitando o encontro que é o componente fundante das relações sociais, o único processo que permite o aprimoramento das relações humanas. “Se for conduzido com cuidado, leva a conversas significativas e produtivas, tornando os relacionamentos mais afetuosos e interessantes”, destacou o magistrado.

Maio Laranja - O ‘Maio Laranja’ é voltado à memória de Araceli Cabrera Crespo, abusada e morta com apenas oito anos, no ano de 1973, em Vitória (ES). Uma lei federal instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês de maio, organizações sociais e órgãos públicos realizam uma série de atividades de conscientização e mobilização pelo fim da violência sexual infantil. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e adolescentes, vitimando mais de 500 mil todo ano. Perdendo apenas para a Tailândia, os dados foram levantados pelo Instituto Liberta.

Esta matéria apareceu primeiro no site do Tribunal de Justiça da Paraíba.

 

Redes sociais do DIÁRIO DO PAÍS® no Instagram:

@portaldiariodopais

@brunodelimabr

 

Siga-nos no Threads:

https://www.threads.net/@portaldiariodopais

https://www.threads.net/@brunodelimabr

 

Baixe o aplicativo gratuito do DIÁRIO DO PAÍS para celulares Android no Google Play:

https://play.google.com/store/apps/details?id=news.diariodopais.appdiariodopais

 

***

Em tempos de desinformação, o DIÁRIO DO PAÍS continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais comprometidos com a verdade, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Compartilhe nosso conteúdo.

Acompanhe o nosso site: www.diariodopais.com.br redes sociais: @portaldiariodopais . Você logo irá notar que somos um jornal único. O DIÁRIO DO PAÍS defende os valores Cristãos, a família, o conservadorismo e a tradição, a dignidade da pessoa humana, o liberalismo, a liberdade, os direitos humanos, a justiça e a paz, além de uma sociedade mais justa e humanitária.

Colabore financeiramente com o jornalismo independente do DIÁRIO DO PAÍS via PIX. Chave e-mail: [email protected]

 

Vamos juntos fortalecer a luta por um mundo melhor?

 

FONTE/CRÉDITOS: Fernando Patriota, do TJPB
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Publicado por:

REDAÇÃO DIÁRIO DO PAÍS

Com um novo jeito de gerar conteúdo, o Diário do País surge para somar forças junto aos demais veículos de comunicação da Paraíba e do Brasil, numa proposta de trazer o melhor conteúdo para os nossos leitores. Somos um jornal cristão,...

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal Diário do País+

Leia matérias e colunas exclusivas, anuncie no guia comercial e +. Grátis!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

SiteLock